O Top 5 da rotulagem
Existem inúmeros aspectos para que uma rotulagem resulte. No trabalho que desenvolvemos, tentamos ao máximo cumprir aspectos que a tornam mais eficaz. Tentamos garantir deste modo um maior sucesso junto do mercado.
1 – Saber para quem é o produto
Este é, sem dúvida, a base de qualquer criação de rotulagem. Saber a quem se destina, onde vai estar presente e o valor a que é comercializado. Estas informações podem determinar a utilização de determinadas linguagens visuais na concepção criativa do projecto.
2 – Conhecer o produto
Algumas características do próprio produto podem ser utilizadas para acrescentar valor aos olhos do consumidor. Por exemplo, elas podem ser tão diversas como a origem do produto ou se são ricos em determinado tipo de vitaminas. Se não existir uma característica diferenciadora clara, não quer dizer que na sua essência não tenha um aspecto que seja importante para o consumidor.
3 – Identificar o que é mais importante para dizer/mostrar
Ter bem definido o que é realmente importante destacar facilita a comunicação com o consumidor, permitindo-o fazer logo uma associação em relação ao produto.
4 – Definir a embalagem
O invólucro em que o produto vem embalado é a base de trabalho para os designers. Saber previamente a área que pode ser utilizada para a comunicação permite a melhor utilização de um espaço que normalmente é reduzido.
5 – Estipular objectivos claros
Ter uma ideia clara dos objectivos pretendidos com a rotulagem permite que se trabalhe graficamente de um modo mais eficaz, dotando o produto de ferramentas que lhe permitam alcançar as metas propostas.