
Sou só eu que acredito na exportação?
‘Lá fora as coisas são diferentes’, ‘Lá fora fazem-se trabalhos muito mais interessantes’ ‘Eles lá fora é que sabem’. Quantas vezes já ouvimos estes comentários? Demasiadas vezes.
E exactamente onde é que se pretende chegar com estas observações? Que os nossos criativos não estão à altura do trabalho solicitado? Que o conhecimento dos marketeers estrangeiros é superior aos nacionais?
Já era tempo de acabar com estas diferenciações e pararmos com os comentários depreciativos. Está na altura de sacudir a ideia que somos inferiores aos ‘outros’ e entrarmos na fase da globalização.
O que não se faz cá é simplesmente por medo. Por medo do risco. Por medo de perder. Mas esse medo de perder faz-nos uma coisa bem pior: impede-nos de ganhar.
Não é a sorte que protege os audazes, é o efeito surpresa. É o chegar ao linear e notar algo diferente, é apaixonarmo-nos pelos produtos ainda na prateleira e não resistir à compra.
Não existe nós e os outros. Existe um grande mercado europeu, mundial, onde as marcas se podem movimentar. Numa época em que sabemos que a exportação pode ser a tábua de salvação para muitas empresas portuguesas é imprescindível que elas estejam preparadas para conquistar o consumidor em qualquer lugar. Para isso basta confiar na experiência dos profissionais da área e não ter medo de arriscar.
Deixar de falar nos ‘outros’ e valorizar o ‘nós’. Acreditar nas pessoas tanto o quanto se acredita na qualidade dos nossos produtos.
Nuno Mendes, Design and Concept