
O grande erro das marcas
Os negócios são, muitas vezes, um acumular de falhanços. Estamos constantemente a ajustar o leme, a perseguir a melhor direcção. Muitas vezes temos que recuar para podermos avançar.
Contudo existe uma falha muito comum, que não é apenas um simples percalço. Pode ser determinante e significar o fim de muitos negócios. Temos que estar atentos aos sinais.
Falo de um conhecimento essencial para a viabilidade de qualquer negócio: o consumidor.
As marcas têm que fazer tudo ao seu alcance para entenderem a quem se destina o seu produto correndo o risco de falharem se não o fizerem.
Ter bem claro para quem é o meu produto, como é utilizado e como é percepcionado pelo cliente, são ferramentas únicas que permitem ter informação suficiente para o comunicar do melhor modo, atingindo os objectivos propostos.
A definição clara de a quem se destina o que vendemos, permite-nos utilizar linguagens que despertam no consumidor curiosidade e apelo à compra.
Não entender o consumidor e o que procura revela-se fatal para muitas empresas.
Um bom conhecimento em relação ao mercado a que se destina é um dos pontos mais fortes para qualquer produto e não o fazer pode ser o grande erro das marcas.