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E se todos fossemos Gourmet?

Nem todas as embalagens são bonitas. Se alguém vos disser que têm de ser, por favor, não acreditem. O rótulo deve estar totalmente de acordo com o tipo de produto, o seu posicionamento e o seu PVP. Por isso, se todos os rótulos fossem ‘gourmet’ a maior parte ficavam no linear.

Ser eficaz na rotulagem é compreender exactamente o produto e a quem se destina. Só tendo total consciência das características de cada marca poderemos chegar ao consumidor. Atenção, se há coisa que nós não gostamos é de ser enganados. Quem gosta? Ao adquirirmos um produto a franqueza tem de estar presente, se eu comprar algo que não me satisfaz ou não cumpre aquilo que a rotulagem me prometeu eu simplesmente não o volto a adquirir.

Quando existe uma baixa rotatividade do produto há que analisar também este aspecto: será que a minha rotulagem cumpre a promessa ao consumidor? É demasiado ou é de menos? É realmente adequada ao meu produto?

A rotulagem deve fazer parte desta reflexão e normalmente é posta de parte. Ao não a considerar, muitas vezes as marcas estão a descurar um dos aspectos mais importantes do seu relacionamento com o consumidor.

É bastante interessante quando se avança para a exportação e existe um feedback em que apesar da qualidade do produto, este não é comercializável devido à sua imagem. Talvez seja uma lição interessante a aplicar no mercado nacional.

Nuno Mendes, Design and Concept

nuno@baga.pt