
Custo vs Investimento
Está na altura de mudar o nome daquela célula na folha de cálculo. Aquela onde se põe os valores gastos em criação e produção de nova rotulagem. Aquela que normalmente diz ‘Custo’. É necessário renomeá-la rapidamente para ‘Investimento’.
Eu diria mais, vamos chamá-la: Investimento em Comunicação e porque não ir buscar budget ao Marketing? Não pode ser considerado custo uma plataforma em que podemos comunicar o nosso produto de um modo tão eficaz no ponto de venda.
A rotulagem é sem dúvida o investimento em comunicação com o maior tempo de vida útil. E, tem de ser encarada e pensada deste modo. Na sua concepção temos que estar cientes que o produto irá se manter no linear durante alguns anos com a mesma imagem, daí estarmos a criar sempre a longo prazo e a estratégia do produto deve acompanhar este pensamento.
Analisar, reajustar, se necessário, após a introdução do produto? Sim, sempre! Só assim garantimos o sucesso das marcas na evolução dos mercados.
Numa altura em que todos os investimentos em publicidade são ponderados, a rotulagem continua a ser uma necessidade cada vez maior e uma aposta inteligente em comunicação eficaz no ponto de venda.
Olhar para a rotulagem como comunicação pura é o caminho para uma maior competitividade no linear e o motivo pelo qual não deve ser encarada de ânimo leve e em busca do valor mais baixo possível.
Enquanto se procurar o ‘custo’ mais baixo nunca se pode achar que se consegue um bom investimento.
Sandra Gaspar, Marketing Strategy